23 de janeiro de 2012

LOMBO RECHEADO COM MOLHO DE ESPUMANTE

INGREDIENTES:
1 peça de lombo de porco (aprox. 1 ½ kg)
Suco de 2 limões
2 cebolas raladas
4 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto
10 fatias de bacon picadinho
1 colher (chá) de alho picadinho
1 maçã verde sem casca e sem sementes, picadinha
100g de gorgonzola esfarelado
20g de uvas passas pretas
20g de damasco picadinho
Sal a gosto

Molho de espumante
Caldo que se formou na assadeira
¼ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de espumante
¼ xícara (chá) de uvas passas pretas
2 cravos da índia
1 pitada de canela em pó
Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto

MODO DE PREPARAR:
Com uma faca afiada limpe a peça de lombo de porco. Tempere-o com suco de 2 limões, cebolas raladas, alhos amassados, sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto. Reserve.
Numa frigideira coloque o bacon picadinho e leve ao fogo médio para fritar por 1 minuto. Adicione o alho picadinho, a maçã verde sem casca e sem sementes, picadinha e refogue bem. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente o gorgonzola esfarelado, uvas passas pretas, damasco picadinho e sal a gosto e misture bem. Reserve.
Com uma faca comprida, reta e afiada e faça um furo no centro da peça de lombo, no sentido do comprimento inteiro, sem furar do outro lado da peça. Retire a faca e volte a furar, no mesmo lugar, mas formando uma cruz.
Pegue um pedaço de cano de PVC (com 2 cm de diâmetro e mais comprido do que a peça de lombo) coloque no furo da peça e vá empurrando e rodando o cano para dentro do lombo até preencher a peça inteira. Retire o cano da peça e coloque o recheio de maçã e gorgonzola dentro do cano.
Coloque o cano com recheio inteiro dentro da peça de lombo.
Pegue outro cano de PVC, de diâmetro menor (1,5 cm de diâmetro e comprimento maior que a peça de lombo) e tampe uma das extremidades com uma rolha.
Coloque o cano com a extremidade fechada com uma rolha dentro do cano com recheio e vá empurrando o recheio para dentro da peça de lombo. Conforme você empurra vá retirando o cano (com recheio) da peça de lombo (como se fosse uma seringa). Faça isso até o recheio preencher toda a peça. Retire o cano.
Numa assadeira coloque o lombo recheado e leve para assar a 180°C coberto com papel alumínio por aproximadas 2 horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar por 20 minutos. Retire do forno, corte em fatias e sirva em seguida com molho de espumante.

Molho de espumante:
Numa panela coloque o caldo que se formou na assadeira, açúcar mascavo, amido de milho, espumante, uvas passas pretas, cravos da índia, pitada de canela em pó, sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto, misture e leve ao fogo médio. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida.
http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas.php?id_rec=7237 RECEITA DO MAIS VC DA ANA MARIA BRAGA.

DICA:EU COLOQUEI O RECHEIO COM  UMA COLHER DE SOPA E APERTAVA COM A MÃO,NÃO TIVE PACIENCIA PARA RECHEAR COM O CANO DE PVC,DICA DA ANA MARIA BRAGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA E DEIXE AQUI SEU RECADINHO...BJUS COM RECHEIO DE CHOCOLATE DA NÉIA.